HARMONIZAÇÂO FACIAL

Há pouco tempo, uma pesquisa apontou que as pessoas consideram a beleza e a felicidade geralmente associadas. E você sabe o que isso significa? Um rosto pode causar efeitos positivos no seu humor, na sua autoestima e na sua vida!

A harmonização facial é a soma de vários procedimentos estéticos que visam corrigir problemas de estética facial como, excesso de pele, reabsorções ósseas, má-distribuição de gordura, dentre outros.

O objetivo dessa técnica é proporcionar aos pacientes um belo e harmônico visual da face, proporcionando um equilíbrio entre as diferentes regiões do rosto, como o nariz, queixo, dentes ou região malar (região do rosto em que estão os ossos da bochecha).

Um rosto com um nariz correto, queixo e alargamento das maçãs do rosto é muito mais atraente na visão de homens e mulheres como um todo, uma vez que o rosto se torna mais proporcional.

Esses procedimentos promovem a correção e o alinhamento dos ângulos da face e melhoram a harmonia entre os dentes e outras características da pele. Além disso, acrescentam harmonia e beleza ao rosto, destacando as características existentes.

Alguns resultados podem ser vistos imediatamente após o procedimento estético, mas o resultado final demorará em torno de 15 a 30 dias. Pode haver hematomas e inchaço no início, que são normais e desaparecem com o tempo.

Como é feita a Harmonização Facial?

A harmonização facial pode ser feita por várias técnicas de acordo com o objetivo do procedimento e, por isso, é orientada pelo cirurgião dentista, o profissional mais indicado.

Tempo de cada sessão
A intervenção pode durar cerca de 30 minutos a 1 hora, mas a duração vai depender das regiões que vão ser injetadas.

Algumas das técnicas mais usadas para realizar uma harmonização facial

  • 1. Preenchimentos da face
    Uma das maneiras de aumentar a sua autoestima é tratando os sinais do envelhecimento. Isso pode ser feito através do preenchimento com ácido hialurônico, que além de aumentar o volume dos lábios ou maçãs do rosto, também é utilizado para nivelar sulcos, rugas e preencher olheiras profundas. Os preenchimentos da face estão entre os procedimentos mais procurados pelas mulheres;
  • 2. Aplicação de Toxina Botulínica
    A Toxina Botulínica é aplicada no músculo que você deseja relaxar, como as sobrancelhas ou rugas de expressão, como as pés de galinha. Você conhece os benefícios da Toxina Botulínica? Ela evita a formação de rugas e, ao seu aplicada no músculo, ajuda a levantar e corrigir o ângulo das sobrancelhas;
  • 3. Lifting Temporal
    O lifting temporal é utilizado para dar um efeito de rejuvenescimento na pele, visando promover um melhor aspecto facial. Tem como objetivo valorizar e reposicionar os tecidos do rosto de maneira a tratar rugas e flacidez. Este procedimento é feito através de fios que reposicionam a pele, dando um aspecto mais jovem e mais firme, sem que seja necessário recorrer à cirurgia;
  • 4. Lip-Lifting
    A cirurgia de Lip-Lifting visa o encurtamento da região entre a base nasal e o lábio superior. Pode-se perceber que, com o envelhecimento do paciente, essa distância aumenta, criando inclusive um lábio mais fino. Nestes casos, aonde a altura é muito grande, é indicada a cirurgia de Lip-Lifting. É feita uma incisão na base nasal, aonde é realizada a reversão do lábio superior e o encurtamento dessa região, dando um aspecto muito mais jovial e natural a esse paciente.
  • 5. Preenchimento do Mento
    Consiste em corrigir a falta de proeminência do mento ou a ausência de lábios, acentuando os ângulos da face e projetando o mento. A forma tradicional de tratar essas imperfeições é injetar Ácido Hialurônico para corrigir assimetrias. Este procedimento também pode ser realizado com prótese de polietileno na região de mento, e é classificada como uma Harmonização facial definitiva;
  • 6. Preenchimento da Mandíbula
    No mesmo procedimento de Preenchimento do Mento, o Preenchimento da Mandíbula visa tratar o ângulo e o contorno da mandíbula e do malar. A forma mais usada para tratar essas imperfeições é injetar Ácido Hialurônico para corrigir assimetrias. Mas esse procedimento também pode ser feito de forma definitiva e segura. Nesta opção, são usadas as próteses de polietileno, pois são as melhores. A instalação é realizada por dentro da cavidade bucal sob anestesia local com sedação e de forma minimamente invasiva e de rápida cicatrização;
  • 7. Microagulhamento
    O microagulhamento consiste em realizar microlesões na pele, estimulando a produção de colágeno e fatores de crescimento, que traz a firmeza à pele, além da remoção de manchas e cicatrizes. Essa técnica é realizada usando um aparelho manual (Dermaroller), ou um aparelho automático (Dermapen);
  • 8. Peeling
    O peeling age estimulando a renovação celular, suavizando linhas de expressão e conferindo um tom mais uniforme à pele.
    Ele consiste na aplicação de substâncias ácidas que promovem uma descamação leve da camada mais externa da pele, estimulando a renovação celular e dando um renovado aspecto e uniformidade à pele;
  • 9. Bichectomia
    A bichectomia é um procedimento cirúrgico aonde são retiradas pequenas bolsas de gordura (bolas de Bichat), acumuladas em ambos os lados do rosto, realçando as maçãs do rosto, diminuindo suas proporções. Não há cicatrizes visíveis no rosto, porque a cirurgia é realizada através de cortes feitos no interior da boca, e esses cortes tem menos de 5 mm;
  • 10. Lipo de Papada
    O que é Lipo de Papada ou Lipoaspiração Mecânica da Papada?
    A lipoaspiração da papada é um procedimento capaz de eliminar o excesso de gordura localizada embaixo do queixo, melhorando sensivelmente o aspecto visual da região. Como toda gordura localizada esconde a beleza da mulher, a Papada com excesso de gordura, modifica o aspecto do rosto e acaba incomodando demais as mulheres, afetando sua autoestima. Este procedimento é minimamente invasivo e o Resultado é imediato! Este procedimento faz parte do protocolo de afinamento da face. A Lipo de Papada é procurada por pessoas dispostas a mudar completamente seus estilos de vida, o start para uma mudança radical;
  • 11. Bioestimuladores de Colágeno
    Este procedimento objetiva estimular a produção natural de colágeno, e é realizado por meio da aplicação dos fios de PDO, da injeção de substâncias como a hidroxiapatia (Radiese e Diamond), do ácido polilático (Sculptra), entre outros tratamentos. Os procedimentos que utilizam os Bioestimuladores de Colágeno poderão ser realizados em diversas regiões do rosto. Porém, é necessário que o profissional faça uma avaliação, no sentido de adequá-lo conforme as necessidades e especificidades de cada paciente.
  • 12. Procedimentos dentários
    Além das intervenções estéticas realizadas no rosto, o Cirurgião pode diagnosticar a necessidade de realizar procedimentos que restaurem a estética e a saúde bucal, entre eles, o uso de aparelho dentário, tratamento da periodontite, aplicação de implantes dentários, lentes de contato dental e clareamento dentário.

Riscos da harmonização facial

A harmonização facial facilmente pode parecer ser um procedimento seguro, porém quando não realizada por um profissional capacitado ou quando a técnica não é realizada de forma correta, a harmonização pode estar associada a riscos como obstrução do fluxo sanguíneo no local e necrose, que corresponde a uma lesão no tecido e à consequente morte celular.

Se o procedimento for realizado por um profissional que não possui a devida qualificação ou que não dispõe das condições adequadas de higiene, há maior risco de infecções, o que pode ser bastante grave.

O uso de substâncias condenadas, como o PMMA

O PMMA não pode ser absorvido pelo organismo humano. Portanto, depois de ser aplicado, ele fica retido entre a base óssea e a musculatura da área que foi preenchida, passando do formato em gel para o sólido.

Resumindo: ele é aprisionado em uma cápsula fibrosa em volta do produto, o que impede sua migração deformidades por deslocamento.

A utilização irresponsável de produtos condenados ou proibidos, como o PMMA, pode trazer muitos problemas a quem se submete à tratamentos, geralmente clandestinos, realizados por pessoas que se dizem profissionais, mas que desconhecem as propriedades do produto.

Qual Profissional pode realizar a harmonização facial?

Quem pode realizar os Procedimentos da Harmonização Facial? É mais indicado a serem realizados por um Cirurgião Dentista, pois é este Profissional que detém o maior conhecimento, tanto da derme, músculos, ossos e a parte vascular do rosto humano. Os profissionais autorizados e capacitados para realizar uma harmonização facial são os Cirurgiões-dentistas, Dermatologistas, Cirurgiões Plásticos e Biomédicos. Na consulta inicial do paciente, é feito um exame de Ultrassonografia da face, que inclui a avaliação dos possíveis riscos da técnica para cada pessoa.

instagram: @fabioricardobarros

Como escolher o Profissional para realizar a sua harmonização facial?

Na hora de escolher o profissional que vai realizar os procedimentos de sua Harmonização Facial, você deve certificar-se se ele está inscrito em suas entidades de classe, e é preciso também, avaliar o seu nível técnico e científico. Um bom profissional de Harmonização Facial deve somar, tanto vivências através de vários cursos e especializações ao longo de sua carreira, como tempo de experiência na prática. Outra dica é buscar um profissional indicado por um amigo, alguém que já tenha se submetido a alguns procedimentos, e só tenha elogios a fazer.

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] uma pausa para estudarmos sobre um tema bastante comentado atualmente: a Harmonização Facial. A Harmonização Facial é tema de filmes, reportagens e novelas. Pois ela promete recuperar beleza e ajovialidade […]

  2. […] também:  Agora vamos aprofundar hoje sobre um tema muito comentado hoje em dia.: a Harmonização Facial . A Harmonização Facial é tema de reportagens, novelas, muito procurada por artistas, e é a […]

  3. […] também:  Agora vamos aprofundar hoje sobre um tema muito comentado em dia.: a Harmonização Facial . A Harmonização Facial é tema de reportagens, novelas, muito procurada por artistas, e é a […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *