Harmonização facial de A a Z

Harmonização facial de A a Z

É possível que a singularidade de cada rosto alcance contornos mais equilibrados e notáveis com a harmonização facial. Esse procedimento, procurado por quem quer realçar a beleza da face, elevando a autoestima e assim se tornando mais confiante, é minimamente invasivo, seguro e apresenta em pouco tempo ótimos resultados.

Contudo, há a necessidade de que seja realizado com um profissional habilitado e qualificado.
Entre as técnicas para alcançar essa harmonia do rosto, já reconhecidas por instituições competentes, estão: os preenchimentos de lábios, mandíbula, queixo e olheiras; reestruturações e correções da face; aplicações para redução de linhas de expressão e rugas; afinamento facial por meio da bichectomia; rinomodelação; microagulhamento, peelings entre outras. E para cada um desses processos, são utilizados produtos específicos como o ácido hialurônico, a toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, fios de sustentação, clareadores e muito mais.
Conheça, então, cada elemento presente nos processos realizados em uma harmonização facial:

Ácido deoxicólico: substância indicada para melhorar a aparência de saliências moderada a grave ou volume associado à gordura submentoniana (papada) em adultos.

Ácido hialurônico: de textura viscosa, é um biopolímero, cujas principais funções são hidratar e dar volume no local onde é aplicado. Entre os resultados de sua aplicação está a suavização das rugas e linhas de expressão.

Anestesia local: para a realização de procedimentos pequenos que envolvam uma área muito específica do corpo é necessária, muitas vezes, apenas uma anestesia local. Não afeta a consciência e é normalmente usada em procedimentos dentários.

Bioestimuladores de colágeno: substâncias aplicadas na face que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele.

Bichectomia: cirurgia para retirada de gordura da bochecha – chamada bola de Bichat – por meio de um pequeno corte por dentro da boca.

Bigode Chinês: são depressões na pele ou ranhuras que se estendem do canto do nariz às extremidades dos lábios, conferindo uma aparência mais envelhecida ao rosto.

Botox (toxina botulínica): o produto tem a finalidade de paralisar a musculatura no local onde é aplicado. Pode ser usado para o tratamento de doenças musculares.
No uso estético, é capaz de impedir a contração muscular atuando para suavizar rugas e linhas de expressão.

Clareamento dental: procedimento estético odontológico feito com substâncias químicas que tem como objetivo clarear a cor do dente.

Código de barras: nome dado para as rugas em volta da boca ou linhas que se formam ao redor dos lábios.

Fios de sustentação / Fios de PDO: há uma infinidade de tipos e modelos de fios de sustentação, como os lisos, os espiculados e os parafusos, que estimulam a produção de colágeno natural.  Conhecido também como Fios Faciais ou Fios da Face, o procedimento é minimamente invasivo e busca a recuperação da sustentação facial, remodelagem do rosto e diminuição da flacidez.

Fox Eyes (Olhos de raposa): procedimento é a elevação acentuada da cauda da sobrancelha, causando um formato alongado com uma ligeira elevação no canto externo dos olhos.

Glabela: região localizada entre as sobrancelhas. Quando se fala em marquinhas na glabela, quer dizer que são as linhas verticais que aparecem no meio das sobrancelhas chamadas de linhas de expressão.

Harmonização: característica de tornar algo mais harmônico. A harmonização facial, por exemplo, é um conjunto de procedimentos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando traços e tratando o envelhecimento, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.

Laser: tecnologia que produz radiação eletromagnética utilizada com diversas finalidades, inclusive na estética e na dermatologia, promovendo, na pele, sua modificação física, química ou biológica.

Lifting facial: com o objetivo de diminuir as rugas do rosto e pescoço, além de amenizar a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, o procedimento é feito por meio de cortes que permitem com que o profissional tracione a pele, remodelando os tecidos subjacentes abaixo dela.

Linhas de expressão: marcas causadas pela movimentação repetitiva dos músculos do rosto, exposição solar, estresse e má alimentação, entre outras causas.

Lip lift: procedimento simples para fazer o levantamento do lábio superior, deixando-o mais volumoso.

Preenchimento: consiste na aplicação de substâncias dentro da pele ou abaixo dela, elevando-a, diminuindo a sua profundidade, dando volume e melhores contornos.

Preenchimento labial: tem como objetivo realçar o seu contorno e dar volume aos lábios. A técnica utiliza o ácido hialurônico, uma substância bio-compatível. Lembrando sempre que a naturalidade deve sempre ser mantida. O procedimento é feito com uma agulha ou microcânulas, e é realizado no próprio consultório.

Preenchimento de Mandíbula: Preenchimento para definir melhor o contorno da mandíbula, realizado com cânulas, tornando assim um procedimento praticamente indolor.

Preenchimento do Mento: popularmente conhecido como queixo, tem como objetivo principal deixar o paciente com uma aparência mais harmônica. Pode ser preenchido com ácido hialurônico ou de uma forma definitiva, com a prótese de polietileno.

Prótese de Polietileno do Mento: prótese definitiva que é fixada no mento, feita em polietileno para dar volume e harmonia na face do paciente.

Microagulhamento: técnica que consiste em um aparelho cilíndrico com microagulhas, estimulando a produção interna de colágeno. Na harmonização facial é Indicado para rosto, colo e pescoço.

Minimamente invasivo: tipo de intervenção que dispensa a necessidade de cirurgia. Procedimento sem cortes ou grandes cortes para ser realizado.

Olheiras: marcas profundas na região dos olhos com coloração formada pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior e superior.

Papada: consiste no acúmulo de gordura na região abaixo do queixo. Uma alternativa sem cortes à redução da papada é o ácido deoxicólico ou a lipoaspiração mecânica da papada.

Pés de galinha: são as rugas da região periocular, ou seja, localizadas ao redor dos olhos.

Peelings: técnicas de clareamento da pele que estimulam a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas ou de métodos físicos.

Queixo (mento): protuberância óssea situada na região inferior da face, embaixo do lábio, em frente à mandíbula.

Radiofrequência: utilizado para eliminar rugas e linhas de expressão, a técnica é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto.

Rejuvenescimento facial: com intuito de promover firmeza e sustentação aos tecidos da pele, proporcionando uma aparência mais lisa e hidratada, são realizadas diferentes técnicas, como o botox, o ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno no rosto do paciente.

Rinomodelação: indicado para corrigir imperfeições do contorno do nariz ou mesmo corrigir defeitos de rinoplastias anteriores.

Rugas: processo natural que consiste em linhas marcadas que aparecem na pele em decorrência do envelhecimento cutâneo, perda natural da elasticidade e tonicidade.

Sulcos: conhecidos como “bigode chinês”.

Supercílios: saliência arqueada composta por pelos que se situam acima da órbita dos olhos.

Tratamento orofacial: procedimento que contempla a face como um todo e não apenas o sorriso. Aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico e até a bichectomia são alguns exemplos de procedimentos que fazem parte de um tratamento orofacial.

Ultrassom Microfocado: Aparelho de Ultrassom que promove de forma não cirúrgica um aquecimento da camada mais profunda da pele, gerando um Efeito Lifting.

Ultrassonografia com Doppler: Aparelho de Ultrassom que avalia complicações do uso de preenchedores além de auxiliar no planejamento da harmonização facial e do pós-operatório.

O Guia da “Harmonização Facial de A a Z” foi idealizado pelo Dr. Fábio Ricardo Barros, Pós-graduado em cirurgia bucomaxilofacial, especialista em Harmonização Facial em Miami e credenciado em fios faciais na Coreia do Sul.

Harmonização Facial com o Dr. Fabio Barros:
Leblon | SP: (21) 99912-0014
Centro do Rio : (21) 96700-8873

Instagram:@fabioricardobarros
Facebook:/drfabiobarros