Dr Fabio Barros esmiúça as características do tratamento e ressalta as suas principais vantagens

Fios de PDO: conheça o método simples que retarda o envelhecimento

imagem: instagram @fabioricardobarros

Conhecido como tratamento rejuvenescedor, os fios de PDO são compostos de polidioxanona que, quando são aplicados na superfície da pele, promovem a tração e e um suave efeito lifting, além de ser também um bioestimulador de colágeno.

Este procedimento tem se tornado cada vez mais conhecido, principalmente com o aumento da busca por tratamentos relacionados à harmonização facial.

O Dr Fabio Barros, cirurgião dentista especialista em harmonização orofacial, explica que os fios de PDO são usados para o tratamento da flacidez na pele. “São fios biodegradáveis usados há mais de 30 anos na Coreia para o rejuvenescimento da pele”, ressaltou.

O cirurgião dentista afirma que o sucesso dos fios de PDO se deve ao fato de ser um procedimento simples, de rápida recuperação e preventivo, já que também é um bioestimulador de colágeno.  “Os fios de PDO, além de criar um verdadeiro efeito lifting no paciente, é um excelente bioestimulador. Em meu consultório, costumamos associar os fios de PDO com outros bioestimuladores também muito conhecidos, como o Sculptra e o Radiesse”, finalizou.

O Dr Fabio Barros também esclareceu dúvidas sobre o tratamento e elencou as suas principais vantagens. Confira:

Em quais áreas podem ser aplicados?

Podem ser aplicados em qualquer parte do rosto, inclusive como prevenção.

Quais são os locais em que mais se recomenda a aplicação?

Região da pálpebra inferior, já que envelhece muito rápido. É uma pele mais fina, que se desgasta facilmente, gerando rugas e flacidez. Área das rugas entre as sobrancelhas, também se recomenda para amenizar as rugas no entorno da boca. Além disso, também podem ser aplicados na região da papada e pescoço. Estes preenchimentos renovam a pele, dão brilho e volume facial.

Fios de PDO: conheça o método simples que retarda o envelhecimento

imagem: Canva.com

De que forma os fios de PDO colaboram para a bioestimulação de colágeno?

Esses fios funcionam de duas maneiras para estimular o colágeno.

Esse estímulo começa desde a primeira vez em que o fio é colocado na pele. São inseridos por meio de cânulas que o acompanham. Em seguida, o mesmo fio será degradado por hidrólise, realizada pelo próprio organismo. Uma vez aplicado, o fio começa a perder o seu valor externo e começa a ser reabsorvido. Sendo assim, as células dos fibroblastos na derme começam a produzir novos colágenos, que serão inseridos no mesmo local que esse fio ocupava. Desta forma, o colágeno vai amadurecer e vai aumentar a sustentação da pele, diminuindo a flacidez e causando um efeito lifting em toda a região da aplicação.

Sobre a realização do procedimento, resultados e período de recuperação

O procedimento ocorre de forma rápida, com anestesia local e dura aproximadamente 30 a 40 minutos, de forma segura e pouco invasiva. A recuperação também ocorre rapidamente. O paciente já pode retornar ao seu lar assim que for finalizado o procedimento e não é necessário que o paciente tenha que ausentar-se do trabalho por causa da recuperação. Os resultados aparecem em questão de dias, de forma lenta, gradual e progressiva.

Quais são as principais vantagens dos fios de PDO?

O Dr Fabio Barros é cirurgião-dentista, especializado em procedimentos relacionados à harmonização facial. O profissional realiza o seu atendimento em seu consultório no bairro do Leblon, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, mais especificamente na rua Ataulfo de Paiva 1251/ sala 210.

Especializado em intercorrências nos tratamentos relacionados à Harmonização Orofacial, montou um curso sobre essa especialidade com o intuito de ajudar outros profissionais que querem aprimorar e aperfeiçoar ainda mais os seus trabalhos. A primeira realização do curso foi um sucesso. Em breve também será lançado o curso no formato online para que seja possível atingir mais pessoas que estão buscando capacitação.