Dr Fabio Barros revela que existem funções terapêuticas na substância

O “Botox”, famoso procedimento estético muito utilizado no combate às rugas e envelhecimento, possui muitos benefícios e alguns deles não são apenas estéticos, mas são benéficos para o bem-estar e saúde.

A toxina botulínica possui propriedades que colaboram para diminuir a contração dos músculos e reduzir rugas, linhas de expressão e outros traços de envelhecimento.

Além disso, a aplicação da toxina botulínica possui diversas utilidades e, algumas delas, para além de benefícios estéticos. Segundo o Dr Fabio Barros, odontologista especializado em harmonização facial, o Botox possui também funções terapêuticas. “A toxina botulínica pode ajudar em casos de enxaqueca relacionados a bruxismo, reduzindo assim a força dos músculos masseter e temporal, contribuindo também com o bem-estar do paciente, além dos benefícios estéticos”, acrescentou.

As funções terapêuticas da toxina botulínica

A toxina botulínica não é um tratamento voltado para o bruxismo, mas pode ser utilizada como um complemento no mesmo tratamento. “A toxina botulínica pode auxiliar no controle e redução da hiperatividade dos músculos que podem ocasionar bruxismo, reduzindo possíveis intercorrências orofaciais” explicou o Dr Fabio Barros.

Além disso, a substância também apresenta resultados positivos em outras áreas da saúde, como na dermatologia, neurologia e ortopedia. Pode ser útil nestes tratamento a seguir:

Para a utilização da substância em tratamentos de saúde, recomenda-se o acompanhamento de um médico especializado.

Quando se trata de aspectos estéticos, a toxina botulínica também possui diversos benefícios:

De forma mais detalhada, o Dr Fabio Barros explica como o Botox colabora para obter um rosto mais jovial e harmônico. “O Botox ajuda a reduzir as rugas na região da testa, elimina os famosos ‘pés de galinha’ e também pode ser utilizado para eliminar as rugas na região do entorno da boca. Além disso, pode ajudar a diminuir o sorriso gengival, também pode ser aplicado no pescoço, aprimorar contornos faciais e também provocar um suave ‘lifting’ na face”, esclareceu. O cirurgião dentista também falou sobre as rugas acima dos lábios superiores e as definiu como “código de barras”.
“A região do famoso código de barras pode ser tratada, associando a toxina botulínica para a redução da contração muscular e hidratação dos lábios através do preenchimento labial”.

Além disso, o odontologista lembrou a necessidade de manutenção e continuidade no tratamento e alertou para os cuidados no ponto em que o Botox pode ser aplicado para não bloquear o sorriso do paciente, um ponto equivocado de aplicação pode até mesmo aumentar o volume das bochechas do paciente.

“Além de ser um componente importante, tratando-se de estética e da busca por um rosto mais belo, a toxina botulínica também pode ser útil, auxiliando para os cuidados da saúde ” , finalizou.