A harmonização orofacial com o auxílio de ultrassom

Conheça a harmonização orofacial guiada e suas principais características

A harmonização orofacial é uma especialidade odontológica que tem se tornado cada vez mais popular, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
O conceito de harmonização orofacial trata-se do equilíbrio entre a parte funcional e estética de todo o rosto. É uma forma de aperfeiçoar o sorriso do paciente em relação ao contorno da face. Dentre todas as formas e procedimentos têm a finalidade de tornar uma face harmônica, existe também o tratamento realizado com o auxílio da ultrassom, a este tipo de tratamento se denomina harmonização orofacial guiada.

Como funciona a harmonização orofacial guiada

A HOF – Harmonização Orofacial guiada se trata do uso do aparelho de ultrassonografia com Doppler, principalmente durante os procedimentos de preenchimento. Esta ferramenta tornou-se indispensável também para verificar vasos sanguíneos, direção e velocidade do fluxo.
O Ultrassom pode ser utilizado nas três fases da Harmonização Facial: planejamento, execução, e acompanhamento pós-cirúrgico. Portanto, pode-se dizer que é fundamental em cada uma das fases citadas.
Dentro do planejamento o profissional necessita saber se a aplicação prévia de algum dos materiais e a localidade. Por outro lado, no que se refere a procedimentos cirúrgicos, é importante verificar a vascularização e o tamanho, orientando um planejamento eficaz.
Durante o período pós-operatório pode-se identificar possíveis inflamações ou infecções e também saber se o material está na profundidade exata. Além disso, com a utilização de equipamentos de ultrassom os procedimentos são mais seguros e possuem maior eficiência.

Quais são as vantagens deste procedimento?

A principal vantagem é a eliminação quase total dos riscos de intercorrência, já que desta forma torna-se possível mapear as principais regiões de risco. Além disso, também facilita a identificação das diferenças anatômicas e possibilita a inserção exata do material preenchedor.
A ultrassonografia permite a avaliação de todas as camadas da pele, músculos e vasos sanguíneos, contribuindo com o diagnóstico clínico de patologias e da ATM.

Quais são os profissionais aptos a realizar estes procedimentos de harmonização orofacial ?

O profissional de odontologia especializado em harmonização orofacial é aquele que está habilitado a realizar técnicas e procedimentos com a finalidade de equilibrar e estruturar não apenas a função oral, mas também estética. Deste modo, torna a estética facial do paciente mais agradável e equilibrada, aprimorando certos pontos do rosto, ocasionando até mesmo rejuvenescimento da pele, elevando a autoestima pessoal do paciente.
A harmonização orofacial como especialidade odontológica encontra-se devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução 198/2019).