Harmonização orofacial com o auxílio de ultrassom

Harmonização orofacial com o auxílio de ultrassom

Conheça a harmonização orofacial guiada e suas principais características

Harmonização orofacial com o auxílio de ultrassom

Harmonização orofacial com o auxílio de ultrassom. A harmonização orofacial é uma especialidade odontológica que tem se tornado cada vez mais popular, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
O conceito de harmonização orofacial trata-se do equilíbrio entre a parte funcional e estética de todo o rosto. É uma forma de aperfeiçoar o sorriso do paciente em relação ao contorno da face. Dentre todas as formas e procedimentos têm a finalidade de tornar uma face harmônica, existe também o tratamento realizado com o auxílio da ultrassom, a este tipo de tratamento se denomina harmonização orofacial guiada.

Como funciona a harmonização orofacial guiada

A HOF – Harmonização Orofacial guiada se trata do uso do aparelho de ultrassonografia com Doppler, principalmente durante os procedimentos de preenchimento. Esta ferramenta tornou-se indispensável também para verificar vasos sanguíneos, direção e velocidade do fluxo.
O Ultrassom pode ser utilizado nas três fases da Harmonização Facial: planejamento, execução, e acompanhamento pós-cirúrgico. Portanto, pode-se dizer que é fundamental em cada uma das fases citadas.
Dentro do planejamento o profissional necessita saber se a aplicação prévia de algum dos materiais e a localidade. Por outro lado, no que se refere a procedimentos cirúrgicos, é importante verificar a vascularização e o tamanho, orientando um planejamento eficaz.
Durante o período pós-operatório pode-se identificar possíveis inflamações ou infecções e também saber se o material está na profundidade exata. Além disso, com a utilização de equipamentos de ultrassom os procedimentos são mais seguros e possuem maior eficiência.

Quais são as vantagens deste procedimento?

A principal vantagem é a eliminação quase total dos riscos de intercorrência, já que desta forma torna-se possível mapear as principais regiões de risco. Além disso, também facilita a identificação das diferenças anatômicas e possibilita a inserção exata do material preenchedor.
A ultrassonografia permite a avaliação de todas as camadas da pele, músculos e vasos sanguíneos, contribuindo com o diagnóstico clínico de patologias e da ATM.

Quais são os profissionais aptos a realizar estes procedimentos de harmonização orofacial ?

O profissional de odontologia especializado em harmonização orofacial é aquele que está habilitado a realizar técnicas e procedimentos com a finalidade de equilibrar e estruturar não apenas a função oral, mas também estética. Deste modo, torna a estética facial do paciente mais agradável e equilibrada, aprimorando certos pontos do rosto, ocasionando até mesmo rejuvenescimento da pele, elevando a autoestima pessoal do paciente.
A harmonização orofacial como especialidade odontológica encontra-se devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução 198/2019).

Clique em 👉🏼 contato e agende uma avaliação com o Dr. Fabio Barros

Dr. Fabio Barros – Especialista em Harmonização Facial e Implante Dentário

  • Especialista em Harmonização Facial;
  • Radiologista;
  • Marc Institute Miami – EUA;
  • Fios Faciais – Dr. Kwon – Coreia do Sul;
  • Implantes e Cirurgia Bucofacial;
  • Professor de Soluções de Intercorrências em Harmonização Orofacial com o uso da Ultrassonografia.
6 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Você conhece o Dr. Fabio Barros, especialista em Harmonização Facial, que realiza a Harmonização com o auxílio de ultrassom? […]

  2. […] Maquiar-se sem higienizar a pele, e, principalmente, as mãos. Compartilhar produtos como batom, rímel e brilho labial; testar artigos expostos em mostruários de lojas; aplicar cosméticos em banheiros públicos e também em locais abertos, com intenso fluxo de pessoas. Todas estas ações podem acarretar em sérios prejuízos à saúde. Os riscos de contaminação são reais e vão, por exemplo, de dermatites a septicemias (infecções generalizadas). São problemas diretamente relacionados a mucosa de cada indivíduo, membrana umidificada na qual existe a presença natural de bactérias que, em contato com outros microrganismos, podem gerar uma série de reações inflamatórias. Como se não bastasse, os riscos são potencializados no âmbito da pandemia de Covid-19.Harmonização orofacial com o auxílio de ultrassom. […]

  3. […] do rosto do paciente, tornando todo o contorno mais harmônico. Desta maneira, o aparelho de ultrassonografia têm sido imprescindível para a realização destes tratamentos, principalmente antes de qualquer […]

  4. […] De acordo com o Dr. Fabio Barros, o procedimento não afeta a estética do paciente, pois é uma técnica pequena. Apenas alguns minutos e ele sai satisfeito do consultório. “importante é esconder o que não agrada e realçar o que já é bonito”, ressalta Dr. Fabio Barros, que é especialista em Harmonização Orofacial. […]

  5. […] cirurgião dentista conta como foi possível auxiliar os demais profissionais também por causa da ultrassonografia em harmonização Orofacial. “Um profissional de HOF precisa aprender a lidar com intercorrências, e a utilização do […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.